Status das ordens

Quais são os status das ordens?

Executada

Ordem completamente executada junto a Bolsa de Valores. Ex: Quando um investidor envia uma ordem de 200 ações e consegue realizar negócio da quantidade total. Normalmente as corretoras cobram corretagem dessas ordens.

Parcialmente Executada

Ordem executada parcialmente junto a Bolsa de Valores. Ex: Um investidor envia uma ordem de compra de 200 ações a R$10,00, porém só conseguiu comprar 100 a este preço. As outras 100 ações ficarão aguardando vendedores que farão negócios a R$10,00.

O mesmo pode ocorrer caso não tenha a quantidade necessária que você queira comprar, ou vender, determinado ativo. A parte de venda do book, possui uma quantidade total de 100 ações e você, como investidor, enviou uma ordem de compra de 300 ações. Ou seja, executará somente 100 ações e as outras 200 ações ficarão aguardando mais vendedores dispostos a negociar o ativo.

Normalmente essas ordens são cobradas pela sua corretora, pois houve execução parcial.

Rejeitada

As ordens que não são aceitas na Bolsa de Valores, ou na corretora, por algum motivo. Ex: cliente enviou uma ordem de 10 contratos de mini dólar, mas não possui garantias suficientes para operar essa quantidade de contratos. A ordem também pode ficar rejeita por causa do perfil do investidor em desacordo com a operação. Por intermitências de conexão com a internet também pode acontecer da ordem ser rejeitada.

Normalmente, essas ordens não são cobradas pela corretora. (Sugerimos que os motivos das rejeições fiquem disponíveis no HB do cliente)

Pendente

São ordens que ainda não foram executadas, mas já foram enviadas para a Bolsa de Valores. Ex: O investidor enviou uma ordem de compra de 100 ações da empresa X a 10 reais, mas no book de oferta ela está sendo negociada a 11 reais. Sendo assim, a ordem ficará pendente esperando o preço do ativo chegar ao patamar de 10 reais para que a mesma seja executada.

Ordens pendentes normalmente não são cobradas pela corretora.

Cancelada

São ordens canceladas pelo investidor, pela instituição financeira, ou caso passe da data de validade da ordem.  Ex: O investidor enviou uma ordem de 100 ações da empresa X a 10 reais, mas o book de oferta está sendo negociado a 11 reais. Sendo assim, o investidor desistiu da compra e cancelou a ordem via home broker, ou telefone com o assessor.

Outro exemplo é quando o investidor envia uma ordem da empresa X para ser executada a 10 reais com validade para o dia de hoje, mas o ativo não chega a essa patamar de preço no dia. No dia seguinte, essa ordem estará cancelada. Essas ordens normalmente não são cobradas pela corretora, exceto cancelamento de ordens “Parcialmente executadas”.

Obs: Consulte a tabela de corretagem da Toro investimentos.