Imposto de renda

Qual o imposto cobrado sobre o ganho das operações em Bolsa?

Para investimentos na Bolsa de Valores, você só paga imposto de renda se tiver lucro e já tiver encerrado o investimento.

O valor do imposto é de 15% sobre o lucro líquido, depois de abater todas as taxas, no caso de investimentos que duram mais de um dia. Já quando a duração do investimento é de menos de um dia, o imposto é de 20% sobre o lucro líquido e não existe isenção por valor investido.

O imposto de renda deve ser calculado todos os meses e pago até o último dia do mês seguinte. Se você já teve prejuízos no passado, você pode usá-los como "crédito" para não ter que pagar imposto no futuro até que eles sejam compensados.

No caso de você ter vendido menos de R$20.000,00 em ações no mês você fica isento do imposto.

Como pagar o imposto de renda para Bolsa de Valores?

Você pode pagar o imposto de renda da Bolsa pela internet. Basta acessar o link abaixo e seguir os passos para preencher o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais):

DARF - Receita Federal

  • Primeiro clique em "Pagamento" e depois escolha qual o estado e município.
  • Depois disso, digite o código da receita 6015, relativo a investimentos em Bolsa, e o período no qual o lucro foi obtido, no formato MMAAAA.
  • Por fim é só colocar o valor do imposto devido e clicar em continuar duas vezes.
  • Agora digite o seu cpf, clique em continuar e depois em imprimir.

Desde que o boleto não tenha multa por atraso, você pode pagá-lo pela internet usando o código de barras ou o número do boleto.